sexta-feira, 3 de maio de 2013

Neutralidade da rede: Quem é contra e por quê?

Por Erickson A. Santana de Oliveira

O primeiro comentário postado no nosso blog vem do Fabio Batista, comentando a nossa notícia da votação do Marco Civil da Internet. Fabio nos pergunta quais são os principais argumentos de quem é contra o Art. 9º do Projeto de Lei nº 2.126/2011, que diz:


“Art. 9º O responsável pela transmissão, comutação ou roteamento tem o dever de tratar de forma isonômica quaisquer pacotes de dados, sem distinção por conteúdo, origem e destino, serviço, terminal ou aplicativo, sendo vedada qualquer discriminação ou degradação do tráfego que não decorra de requisitos técnicos necessários à prestação adequada dos serviços, conforme regulamentação.
Parágrafo único. Na provisão de conexão à Internet, onerosa ou gratuita, é vedado monitorar, filtrar, analisar ou fiscalizar o conteúdo dos pacotes de dados, ressalvadas as hipóteses admitidas em lei.”

De forma sucinta, o que alegam as operadoras (Claro, Telefônica, Embratel, entre outras) é que pouco se foi debatido e estudado sobre o tema no Brasil, que novos processos de gestão de tráfego podem ser necessários para possibilitar a evolução da rede, além de que estratégias e métodos de gerenciamento da rede, por meio de tratamento diferenciado para certos aplicativos e funcionalidades, podem ser economicamente eficientes.

Do ponto de vista acadêmico, especificamente sob os aspectos econômicos, se destaca que o modelo de “proibição total”, como se afigura no Marco Civil, é um remédio muito forte para um problema que não sabemos sequer se existe e que o método de proibição ex ante, isto é, antes do fato ocorrer, não é a mais acertada, tendo em vista que não há evidências concretas de um mau comportamento habitual dos provedores que pudesse justificar uma medida neste sentido[1].

O certo é que o posicionamento a favor de um lado ou de outro, muito tem que ver com o ponto de vista que o observador adota sobre o processo de inovação. Ao mesmo tempo em que os economistas argumentam que a neutralidade da rede não é um “óptimo de Pareto” ou que os consumidores saem prejudicados com regras de neutralidade, assim como reduz os incentivos que as empresas estabelecidas têm para inovar, os defensores entendem que a neutralidade garantiria o baixo custo de entrada de novas empresas no mercado, que por sua vez propiciariam um maior crescimento econômico, a garantia de perpetuação da internet como recurso comum de inovação e a consumação da liberdade.

Para além das posições cerradas em uma ou outra posição, não é demais destacar a importância do debate, que passou desapercebido pelas universidades e institutos de pesquisa nacionais e que talvez pudesse ter sido melhor conduzido com a participação destes de maneira engajada. Por outro lado, a convergência com a tendência mundial parece ser a chave da integração do mercado interno com aqueles que apresentam regulamentação semelhante.

Qual a sua opinião?



[1] Cf., por exemplo, FAULHABER, Gerald R., The Economics of Network Neutrality: Are 'Prophylactic' Remedies to Nonproblems Needed?. Regulation, Vol. 34, No. 4, p. 18, Winter 2011-2012. Disponível em: http://ssrn.com/abstract=1982154. Acesso em: 30/10/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário